Vale do Matuto – Minas Gerais

Escrito por Ligia Caligaris on. Postado em Brasil, Minas Gerais, Vale do Matuto, Viagens

pordosol

Vale do Matutu  - Serra da Mantiqueira, sul de Minas Gerais foi uma das viagens incríveis da querida Sueli Ilkiu que gentilmente compartilhou conosco.

montanhaceu

O Vale do Matutu fica a aproximadamente 380 Km de São Paulo, 420 Km de Belo Horizonte e 360 Km do Rio de Janeiro, sendo 17 Km de estrada de terra (de Aiuruoca até o Matutu), que pode apresentar condições irregulares no período da chuva (verão – de dezembro a março) e os meses de inverno (junho a setembro), costumam ser os mais frios. As médias de temperaturas: 17 a 20 º C.

casa

Matutu, na língua indígena dos antigos moradores significa Cabeceira Sagrada.

hortencia2

Protegido pela Fundação Matutu, está localizado dentro da APA Mantiqueira, área declarada pela UNESCO como reserva da biosfera da Mata Atlântica.

lago

Serra do Papagaio, Cabeça do Leão, Cachoeira das Fadas, Poço dos Macacos, Cachoeira do Fundo são rotas para deliciosas trilhas…

cachoeira

Depois, o silêncio pode ser um excelente parceiro para leitura ou reflexões.

leitura

Bate papo na sala de estar da Pousada do Patrimônio (http://www.patrimoniodomatutu.com.br/), aquecidos pela lareira, com a luz do luar é inesquecível.

ceu

Conheci o lugar através de Viagens Mágikas (http://www.viagensmagikas.com.br/) em um feriado de Páscoa e já retornei por 03 vezes.

hortencia

* Texto e fotos de Sueli Ilkiu

Tags: , , , ,

Trackback de seu site.

Deixe um Comentário