Itu – São Paulo

Escrito por Ligia Caligaris on. Postado em Brasil, Itú, São Paulo, Viagens

Itu é uma estação turística que fica a menos de 100 km da cidade de São Paulo pela rodovia Castelo Branco.
Já foi chamada de Utu-Guaçu (cachoeira grande) devido a uma cachoeira localizada em Salto, da qual fazia parte.
Foi fundada por Domingos Fernandes sendo elevada à categoria de vila em 1657 e à categoria de cidade em 1842.
É conhecida pela cidade do exagero devido ao tamanho de seus legumes e frutas que impressionaram Auguste de Saint-Hilaire.
Depois, com um quadro humorístico da televisão, a fama se consolidou.
Itu é uma cidade histórica com seus casarões e igrejas no centro assim como suas fazendas de café, muitas hoje estâncias dedicadas ao turismo, fazem da cidade uma bela opção para um fim de semana tranquilo.
Locais visitados:
Cruzeiro de São Francisco:
Foi esculpido em pedra no século XVIII. Fazia parte de um conjunto de edifícios dos frades franciscanos que se incendiou no início do século XX.
Igreja do Bom Jesus:
Originou-se da capelinha construída por Domingos Fernades em 1610. Começou a ruir 50 anos após sua construção e foi substituida. Sofreu várias reformas e na do final do século XIX imitaram as linhas da catedral de San Giovanni in Laterano (inspiração romana). Em cima foram colocadas estátuas de 4 evangelistas.
No altar está o Bom Jesus da Cana Verde que representa Cristo segurando um feixe de cana de açúcar.
Igreja de São Benedito
Em 1785, os frades franciscanos criaram a irmandade de “São Benedito dos Homens Pretos”, so lado do convento de São Francisco. Lá os escravos realizavam missas separados dos brancos. Em 1908 a Irmandade construiu sua própria igreja.
Igreja Matriz ou Igreja de Nossa Senhora da Candelária
Construida no século XVIII com a riqueza gerada pelos engenhos de açúcar dos ituanos pode ser considerada o maior patrimônio do “barroco paulista”.
 A pintura “Apresentação de Jesus no templo”, que está no forro da capela mor, é de 1784 e foi executada por José Patrício da Silva Manso. O interior da igreja encontra-se em reforma.
Igreja de Santa Rita
É uma das igrejas mais antigas de Itu. Foi construida em 1726 de pau a pique e os tropeiros que passavam por lá paravam para pedir a sua proteção.
Recebeu as imagens de São Sebastião e São Roque em 1892 e 1897 respectivamente. Foram compradas com esmolas do povo que pediam proteção devido à epidemia de febre amarela que atingiu a cidade.
Igreja do Carmo
Integra o Convento do Carmo fundado em 1719. A primeira torre da igreja tombou em 1828 e a atual foi construida em 1861.
Igreja do Patrocínio
O padre Jesuíno do Monte Carmelo foi seu idealizador, arquiteto, mestre-de-obras e artífice.  A arquitetura original foi descaracterizada pelas reformas do final do século XIX.
Os devotos de madre Maria Theodora Voiron são hoje os maiores responsáveis pela visitação. Lembramos que a madre está em processo de beatificação.
Regimento Deodoro
Foi inaugurado em 1867. Abrigou o colégio São Luis que depois de alguns anos transferiu-se para São Paulo.
Em 1891 foi inaugurada a igreja de São Luiz Gonzaga. Desde 1918 abriga o quartel do exército e o Museu Militar.
Mercado Municipal:
Foi inaugurado em 1905.

Tags: , , , , , , , , , , ,