Esqui em Usuhaia – Cerro Castor

Escrito por Ligia Caligaris. Postado em Dicas, Esqui em Ushuaia

Cerro Castor está construído sobre a ladeira sul do cerro Krund, a 26 quilômetros de Ushuaia, a cidade mais austral do mundo. O Cerro é um centro localizado na deslumbrante geografia do Parque Nacional Tierra del Fuego, no Fim do Mundo, inaugurado em 1999. Possui todos os serviços de um verdadeiro centro invernal. Os meios de elevação são de última geração. Possui uma variada proposta de pistas e fora das pistas ideais para todas as exigências. O clima é ideal para a prática de esqui, tem um excelente nível de neve e a temporada mais extensa de toda Sudamérica.

A Base

A Base do Cerro encontra-se a somente 195 metros sobre o nível do mar, praticamente se esquia no nível do mar. E a parte mais alta alcança os 1057 metros sobre o mar, altura inferior a de outros centros de esqui, evitando os sintomas do mal da altura. A estação intermediária encontra-se a 480 m.

A Neve

A qualidade da neve é excelente. A temperatura se mantém estável entre os +5 e -5 graus, impedindo o derretimento dos cristais da neve, evitando a transformação em gelo, originando uma neve em pó de ótima qualidade. As pistas estão localizadas estrategicamente sobre a ladeira sul da montanha, portanto, o sol não bate o tempo todo sobre elas, e com a temperatura baixa a neve se conserva melhor e por mais tempo. Estas condições permitem que a temporada vá de junho a meados de outubro em ótimas condições.

Meios de Elevação

Cerro Castor possui meios de elevação de última geração tecnológica com uma capacidade de transporte de 5.000 passageiros por hora (3.000 de forma simultânea), permitindo uma importante fluidez e muita comodidade, fatores essenciais para a prática do esqui.

Também se pratica na zona o esqui de fundo, através de extensos vales, rodeados de bosques nativos e geleiras. Mas também são muito atrativas as caminhadas com raquete para neve (calçado para caminhada sobre a neve), as travessias em trenós puxados por cachorros de raça siberian husky, os passeios em snowcats ou quadriciculos, os safaris fotográficos, a patinação sobre gelo e as excursões em flexmóvil.

Pistas – Áreas Esquiáveis

Cerro Castor tem uma superfície esquiável de mais de 17 quilômetros em 15 pistas (400 quilômetros esquiáveis), divididas em níveis principiante, intermediário e avançado. O desnível é de 772 m garantindo uma ampla gama de possibilidades. O esqui de fundo é o esporte por excelência de Ushuaia, os circuitos atravessam bosques e paisagens inigualáveis. Podem-se fazer travessias em raquetes de neves.

O Centro possui uma pista de competição homologada F.I.S. e uma cabine de cronometragem para a organização de competições nacionais e internacionais. Os “fora de pista” são excelentes e muito variados, ideais para snowboarders ou aqueles que procuram neve virgem ou esqui e snowboard extremo.

Serviços

O centro possui lanchonetes na base, na parte central e alta da montanha e um refúgio de alta montanha na cumbre do Cerro que evita descer até a costa para descansar. Na costa a 450 metros sobre o nível do mar, tem um amplo restaurante com capacidade para 350 pessoas e 1200 metros cobertos. Além disso, possui uma sala de primeiros auxílios com ambulância permanente e uma loja com vestimenta e acessórios na base.

Planeje a sua viagem, consulte: Tatiana Stecconi – Consultoria Personalizada em Viagens e Turismo

e-mail: tatianastecconi@terra.com.br – Telefones: 11 5182.1962 ou 11 98698.7000