Esqui no Chile – Los Tres Valles

Escrito por Ligia Caligaris. Postado em Dicas, Esqui no Chile

O imenso vale do Chile oferece a maior superfície apta para a prática do esqui na América do Sul e está na região metropolitana, pertinho, a 39 quilômetros da capital Santiago.

Uma estratégica interconexão, conhecida como Los Tres Valles, permite esquiar ou praticar snowboard nos complexos de categoria como La Parva, El Colorado e Valle Nevado. Para quem não quer gastar muito e ter opções, vale a pena hospedar-se em Santiago e visitar uma estação ou até duas por dia, além de poder degustar os deliciosos vinhos nas vinícolas chilenas e conhecer a capital, que oferece inúmeras opções de lazer, entretenimento, compras e gastronomia.

A temporada de inverno começa em 17 de junho e vai até 09 de outubro. A alta temporada é de 08 de julho a 28 de julho.

Valle Nevado – está 3.205 metros sobre o nível do mar e tem 9.000 hectares de superfície esquiável, distribuídas em 31 quilômetros de pistas.

A somente 46 quilômetros de Santiago, pela estrada asfaltada de Farallones que percorre 32 kilometros até o desvio para Valle Nevado. Desde deste ponto são 14 quilômetros para chegar à estação. Durante o inverno o trânsito de 08h à 14h é exclusivamente de subida e de 14h até as 20h é só para a descida. O uso de correntes nos pneus e obrigatório nos caminhos montanhosos.

Atividades:
Esqui, snowboard, heli-ski, asa delta, helisurf, motonieve, trenó, e caminhadas.

Serviços:
Alojamento, gastronomia, entretenimentos e transportes.

Para todos os gostos e exigências, Valle Nevado oferece seis propostas distintas em matéria gastronômica. Os sabores da cozinha francesa no La Fourchette D´or e Le Montagnard, com os melhores pratos suíços. Na trattoria italiana Don Giovanni você vai poder escolher entre as entradas e as excelentes massas. As sextas e sábados, o bar e o restaurante surpreende com as especialidades da cozinha japonesa.

O Café de la Plaza é o lugar para provar as delicias chilenas e Americatessen se pode saborear os típicos pratos americanos.

Quando precisar voltar rápido às pistas, nada melhor que o Slalom e Baixo Zero, com gostosas e nutritivas minutas.

La Parva – a 2.700 metros de altura e somente a 50 quilômetros de Santiago a estação de esqui La Parva tem uma característica que a distingue do resto das estações invernais: desde a base se pode observar toda a extensão do Valle de Santiago.

Atividades:
Esqui, snowboard, heli-ski.

Serviços:
Alojamento, transporte, restaurantes, treinamento, clinica médica, discoteca, escola de esqui, e aluguel de equipamentos.

El Colorado - é a estação de inverno mais famosa entre os chilenos e provavelmente a mais antiga. Nos anos 30 quando o esporte começou a ser difundido e praticado, foi na Villa Farallones a estreia dos primeiros skis que eram de madeira e vieram da Suíça.

Tem altura máxima de 3.333 metros sobre o nível do mar, um desnível de 903 metros e 1.000 hectares aptos para prática do esporte. Durante a temporada de inverno, recebe rápidas e abundantes nevascas, com uma média anual de 5 metros. O Colorado também possui um sistema que lhes permite produzir neve artificial, para poder garantir as boas condições de esqui durante a temporada. As 22 pistas da estação, que você acende através dos seus 18 meios de elevação, permitem desfrutar do esqui e do snowboard ao máximo, além das possibilidades fora de pistas tanto para os novatos como também para os mais experientes.

Horário:
A estação de esqui permanece aberta de 9h até às 17h.

Serviços:
Alojamento, restaurantes, entretenimento, clinica médica, minimercado, discoteca, escola de esqui, aluguel de equipamento.

Para maiores informações, roteiros de viagem, hotéis, passagens aéreas e pacotes entre em contato:

Tatiana Stecconi – Consultoria Personalizada em Viagens e Turismo

Telefones: 11 5182.1962 ou 11 8698.7000

e-mail: tatianastecconi@terra.com.br ou guestconsultoria@gmail.com